Lança é uma arma branca, constituída por uma longa vara com uma ponta afiada. A lança pode ser manejada ou atirada em direção ao oponente. É uma das armas mais antigas da humanidade, datando de períodos pré-históricos.
Mesmo depois da descoberta dos metais, a lança não deixou de ser usada. Com as popularização das armas de fogo, ela desapareceu aos poucos, a partir do século XVII, mas mesmo no início da II Guerra Mundial o exército polaco ainda dispunha de unidades de lanceiros.
Normalmente as lanças se dividiam em três tipos: lança curta, pique (lança longa) e alabarda (lança provida com machado perto da ponta).
Lança Curta
A lança curta é uma arma de arremesso de no máximo 50 cm de comprimento e que pode ser confundida com uma flecha.
Ela pode ser feita com madeira de diversos tipos. Primitivamente, a ponta era feita com ossos de animais de pequeno porte como capivaras, aves de rapina, veado, tatu entre outros.
Lança Longa (Pique)
Pique (também conhecido por chuço) é uma arma medieval, usada pelos piqueiros, que por sua vez constituíam a base da infantaria medieval. O pique consistia de uma lança de aproximadamente 3 metros, com uma ponta de metal. O pique era a principal arma utilizada contra a cavalaria inimiga.
Mesmo após o surgimento das armas de fogo, o pique continuou a ser usado. Os canhões primitivos e os arcabuzes tinham disparo muito lento e impreciso, por isto os piqueiros, em ordem cerrada, formaram o núcleo da infantaria européia até meados do século XVII. Sua máxima expressão foi o Terço espanhol. A invenção da baioneta, em meados do século XVII, acabaria por tornar o pique obsoleto, ao fim do mesmo século, pois permitia ao mosqueteiro se defender durante o processo de recarregamento. No exército francês foi totalmente abolido em 1704, embora tenha reaparecido (para compensar a falta de armas de fogo), quando dos primeiros conflitos gerados pela Revolução Francesa. Em Portugal, na época das invasões francesas, foi um recurso bastante usado pelo povo, pois os invasores tinham desarmado completamente o país.
Alabarda
Alabarda é uma arma antiga composta por uma longa haste. A haste é rematada por uma peça pontiaguda, de ferro, que por sua vez é atravessada por uma lâminaem forma de meia-lua (similar à de um machado), com um gancho ou esporão no outro lado. Está incluída na categoria de armas de cabo longo, que tornaram-se mais conhecidas no século XVI; sua difusão provocou a associação de diferentes formas, o que pode confundi-la com outras armas de cabo longo como Bardiche, Spetum, Ranseur, Partisan, Voulge, Glaive, Naginata, Fouchard, Guisarme, Bill-Guisarme, Machado de cabo-longo, Bec do Corbin, e a Lança, todos de cabo longo mas com diferenças importantes no formato e uso.
A principal indicação de se tratar de uma alabarda é possuir a lâmina transversal (meia-lua) com o fio voltado (angulado) levemente para trás. O três componentes da parte ativa que a caracterizam como alabarda propriamente dita são:
- ponta longitudinal reta (similar à lança)
- porção transversal em lâmina (visualmente similar ao machado),
- porção em gancho (como um esporão), formando três tipos de dispositivos, com usos específicos.
0 comentários:
Postar um comentário