Existem vários estilos de kenjutsu. Os primórdios da arte remontam ao período Kofun da história japonesa, com registros sobre o Kashima-no-Tachi , ou "espada de Kashima", supostamente ensinada aos soldados Sakimori (防人) que eram destacados para proteger as fronteiras contra ameaças externas. A evolução do kenjutsu se deu basicamente na região de Kashima, Ibaraki, onde havia sete estilos sob a supervisão de sete sacerdotes xintoístas, e na região de Kyoto, onde havia oito estilos sob a supervisão de oito monges budistas.
Os estilos de kenjutsu como conhecidos hoje foram tomando forma no período Muromachi (séculos 15 e 16) , em particular no período Sengoku. Existem basicamente quatro estilos (alguns definem três) que foram a fonte da grande maioria dos estilos criados posteriormente:
- Shinkage-ryû, criado por Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna a partir do Kage-no-nagare , criado por Aisu Ikôsai Hisatada;
- Tenshinshôden Katori Shintô-ryû, criado por Iizasa Chôisai Iga-no-kami Ienao ,o Kasumi Shinto Ryu e o Kashima Shinto Ryu;
- Chûjô-ryû, criado por Chujô Hyôgo-no-kami Nagahide ;
- Nen-ryû, criado pelo monge Nen-ami Jion , em particular o estilo Maniwa Nen-ryû .
O número de estilos de kenjutsu existentes teve uma grande expansão durante o período Edo (séculos XVI a XIX), registrando-se mais de 500 estilos de kenjutsu em seu auge. Foi nessa época que se começou a praticar kenjutsu com a shinai, a espada de bambu, e com o bogu, a armadura, no que foi o precursor do kendo moderno.Alguns dos principais estilos de kenjutsu que se desenvolveram no período Edo foram:
- Com a restauração Meiji, no fim do século XIX, e a proibição do porte de espadas, vários estilos acabaram
desaparecendo, fato que se repetiu após a derrota japonesa naSegunda Guerra Mundial. Mas ainda existem vários que sobreviveram até os dias de hoje.Niten Ichi Ryu, criado por Miyamoto Musashi;
- Yagyu Shinkage Ryu, criado por Yagyu Muneyoshi, a partir do Shinkage Ryu de Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna;
- Ittô-ryû, criado por Itô Ittôsai Kagehisa, a partir do estilo Toda-ryû, que é a linhagem legítima do estilo Chûjô-ryû, criado por Chujô Hyôgo-no-kami Nagahide.
- Suio ryu, de Mima Yochizaemon
Atualmente, existem duas organizações, a Nihon Kobudô Kyôkai e a Nihon Kobudô Shinkôkai que congregam vários dos estilos de kenjutsu existentes atualmente.
Em diferentes países, existem federações locais. No Brasil existe a CBKob (Confederação Brasileira de Kobudo), antiga CBKen (Confederação Brasileira de Kenjutsu).
0 comentários:
Postar um comentário